Skip to main content

A programação do Festival Carioca de Fotografia Analógica está recheada de coisas bacanas. Mas além de tudo, palestras, oficinas, exposição – vamos ter uma mostra de longas e curta-metragens caprichada. Serão dois longas e dois curtas que falam sobre o universo da fotografia nos mais diversos aspectos.

Depois de cada sessão, um debate com convidados e mediação de Ruy Gardnier, crítico de cinema e prata da casa da Cinemateca.

Aqueles Dias, de Gustavo Nasr
Ficção . RJ . Brasil . 2004 . 10 min . Não recomendado para menores de 10 anos.

Quando um relacionamento acaba, deixa pra trás livros, cds e muitas fotos…

Fotografação, de Lauro Escorel
Documentário . SP . Brasil . 2019 . 75 min . Não recomendado para menores de 10 anos.

Passeando pela história da fotografia brasileira, conheça o impacto dos avanços tecnológicos pela perspectiva daqueles que vivem os prazeres e obstáculos da profissão. Em uma sociedade cada vez mais conectada, em que as informações surgem por uma demanda quantitativa, a digitalização do ofício do fotógrafo torna-se quase uma ameaça.

Debate
Com Milton Guran, Paulo Marcos Lima e Walter Carvalho.
Mediação de Ruy Gardner

O Som da Luz do Trovão, de Petrônio de Lorena e Tiago Scorza
Documentário . RJ . Brasil . 2005 . 20 min

Evangelista Ignácio é um cidadão de Serra Talhada, sertão de Pernambuco. Sua trajetória de vida é marcada pela inventividade e transformação de materiais. Entre suas grandes proezas se destacam a criação de modelos próprios de asa delta, bonecas metálicas, armas em formato de torneira e bengala e câmeras de cinema 35mm, além de teorias astrofísicas que discordam a posição da ciência vigente.

Bill Cunningham New York, de Richard Press
Documentário . NY . USA . 2011 . 85 min . Não recomendado para menores de 10 anos.

Um retrato documental delicado, engraçado e muitas vezes comovente do octogenário ciclista Bill Cunningham, o amado fotógrafo de estilo do New York Times que é mundialmente famoso por sua coluna semanal “Na rua”.

Debate
Com Petrônio Lorena, Tiago Scorza, João Saidler e Gustavo Paixão.
Mediação de Ruy Gardner

Redação

Author Redação

More posts by Redação

Leave a Reply