Skip to main content
Tiago Dias

O fotógrafo Tiago Dias / Foto: Sambacine/Divulgação.

Sabe aquela foto que a Paula Cruz usou para criar o cartaz do Festival Carioca de Fotografia Analógica? Ela é assinada por um dos fotógrafos do Coletivo Analógico de Janeiro, Tiago Dias, que também está na produção do festival.

O registro nos Arcos da Lapa foi feito em novembro de 2019. Tiago usou uma Rollei XF35 e um filme Kodak Tri-x.

“Se tem uma coisa que eu gosto de fazer é andar por aí, seja a pé, de bike ou skate. Sinto uma imensa vontade de estar na rua, de observar as pessoas, as casas e prédios, o tiozinho vendendo um dog ou a tia que trampa como gari. São essas coisas que chamam a atenção do meu olhar”, diz o mineiro de 35 anos, nascido em Águas Vermelhas (MG) e radicado em Suzano (SP).

Tiago conta que a foto já existia na sua cabeça muito antes de ser feita. “Em 1998, o Marcelo D2 lançou o Eu Tiro Onda, disco clássico de rap brasileiro. Um dos meus irmãos chegou em casa com o CD e na capa o D2 está numa foto, feita pela Daniela Dacorso, perto dos Arcos da Lapa. Apesar de ser um retrato bem fechado, nele eu conseguia reconhecer os arcos, que estão numa perspectiva parecida com a da minha foto”, diz Tiago. “Vinte e um anos separam as duas fotos e eu só consegui ver esse paralelismo recentemente.”

Redação

Author Redação

More posts by Redação

Leave a Reply